Ouvido entupido? Saiba o que fazer

A sensação de ouvido entupido pode acontecer em diversas situações e ter diversas causas. As mais comuns são a mudança de pressão atmosférica, a entrada de água excessiva no ouvido, o excesso de cera ou uma crise alérgica. Confira os motivos que causam sensação de ouvido entupido e como resolver em cada uma delas.

mulher_com_mão_levantada_ao_ouvido

A sensação de ouvido entupido pode acontecer em diversas situações e ter diversas causas. As mais comuns são a mudança de pressão atmosférica, a entrada de água excessiva no ouvido, o excesso de cera ou uma crise alérgica.

Veja abaixo os motivos que causam sensação de ouvido entupido e como resolver em cada uma delas.

Mudança brusca de pressão

Quando você viaja de avião ou sobe um morro, é comum o ouvido ficar tampado. Ao enfrentar essa situação, basta mascar um chiclete para movimentar os músculos do rosto que permitem eliminar o excesso de pressão dos canais do ouvido.

Outra alternativa é beber um pouco de água. Coloque a água na boca, tape o nariz, incline levemente a cabeça para trás e engula. Esse processo segue a mesma lógica do anterior, e deve fazer com seus ouvidos desentupam de imediato.

Acúmulo de cera

O corpo humano possui glândulas que são responsáveis pela produção de cerume (a famosa cera de ouvido). Essa cera serve para a proteção do corpo contra micro-organismos e poluentes.

É comum pensar que a cera é algo sujo e precisa ser removido, mas esse pensamento está equivocado. Como a cera serve para proteger o corpo, ela não deve ser totalmente removida.

O uso do cotonete é contraindicado, pois remove cera demais e o organismo costuma entender que é necessário produzir ainda mais, criando um ciclo vicioso. Esse aumento na produção pode causar a obstrução do canal auditivo, impedindo o som de atingir a membrana do tímpano e entupindo o ouvido, como se fosse uma rolha.

Nesses casos, o ideal é consultar um profissional para avaliar a gravidade da situação e remover o excesso de cera, caso necessário. Não use o cotonete ou qualquer outro objeto para tentar remover a cera, pois isso pode piorar a situação e até mesmo causar uma lesão interna no ouvido.

Entrada de água

Todo mundo já deu um mergulho na piscina ou no mar e saiu com o ouvido entupido. Isso acontece porque uma quantidade excessiva de água entrou no ouvido. O incômodo é latente e começa imediatamente. A sensação é semelhante ao excesso de cera, como um tampão no ouvido. A maneira mais comum e eficaz para resolver esse problema é inclinando a cabeça para o lado do ouvido entupido, enchendo a boca de ar e pulando até a água sair.

Como limpar o ouvido

O ouvido possui um mecanismo “autolimpante”, que elimina o excesso de cera produzida pelo organismo. Para a higiene correta, basta limpar apenas a parte externa do ouvido, o chamado pavilhão auditivo. Use uma toalha ou o próprio dedo, mas sem inseri-lo no canal auditivo. Os cotonetes, como já dissemos, não devem ser utilizados, pois podem remover demais o cerume ou empurrá-lo para dentro.


Se o seu ouvido ficar entupido com frequência, o problema pode ser mais sério, como um tumor ósseo no canal auditivo ou o bloqueio de algum osso do ouvido, por exemplo. Procure a clínica Ouviclin mais perto de você e agende agora mesmo uma consulta para verificar sua saúde auditiva.