Surdez: você sabe o que é recrutamento?

Surdez você sabe o que é recrutamento

Quando falamos em surdez e recrutamento é natural que as pessoas logo associem os termos à participação dos surdos no mercado de trabalho. Não é mesmo? Embora esse também seja um assunto importante, quando se trata da saúde auditiva, o recrutamento tem um significado bem diferente, porém, não menos relevante.

Na verdade o recrutamento é o tipo mais comum de hipersensibilidade auditiva, um problema inteiramente ligado à surdez, que afeta ainda mais a audição de pessoas que sofrem de perda auditiva neurossensorial, fazendo com que o mundo pareça estar sempre no volume máximo. 

Como acontece o recrutamento

No nosso corpo existem células que quando lesadas não são capazes de se regenerar. É o caso das células ciliadas, essenciais no processo de transformação das ondas sonoras em impulsos elétricos, que são interpretados pelo nosso cérebro como a nossa capacidade de ouvir. 

Surdez você sabe o que é recrutamento Ouviclin Aparelhos Auditivos

Essas células ficam no interior da cóclea (ouvido interno), e quando danificadas, tornam-se incapazes de converter a vibração mecânica ( que acontece no ouvido médio) nesses estímulos elétricos, gerando assim  a perda da audição.

Para compensar essa perda, as células danificadas passam a recrutar células vizinhas para desempenharem suas funções. O grande problema, é que dependendo da sua localização dentro da cóclea, cada célula fica responsável por captar um determinado tipo de som, umas os mais graves e outras os mais agudos. Dessa forma, quando uma célula ciliada é recrutada para captar um som diferente do que ela deveria naturalmente, se dá uma confusão nos estímulos auditivos, fazendo com que o som chegue até a pessoa exageradamente alto.

Então, é melhor ficar atento: se você acha que todo mundo que fala com você está sempre gritando ou que a sua família é surda por assistir TV com um volume exagerado, é provável que você sofra de recrutamento e precise procurar ajuda.


Causas do recrutamento

Surdez você sabe o que é recrutamento Ouviclin Aparelhos Auditivos

Como você já sabe, o recrutamento ocorre pela danificação das células ciliadas, a grande questão é: como elas se deterioram?

As células ciliadas são muito frágeis e, por isso, estão sujeitas a lesões causadas por fatores externos, como o excesso de ruídos, por exemplo, e também por outras doenças de origem genética, tóxica, inflamatória ou infecciosa.

 

Como tratar o recrutamento

Surdez você sabe o que é recrutamento Ouviclin Aparelhos Auditivos

Assim como a surdez neurossensorial, o melhor tratamento é através dos aparelhos auditivos, nesse caso especificamente, os com tecnologia digital, capazes de modular o volume do som por canais de frequência para acabar com os incômodos do recrutamento.

Outra alternativa, para os casos de surdez severa e recrutamento muito intenso, é o implante coclear, que substitui totalmente todo o processo executado pelas células ciliadas.


Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Entre em contato com a Ouviclin Aparelhos Auditivos!