Otite pode levar a perda auditiva?

homem sentado em escrivaninha com computador e mãos na cabeça

Otite pode, sim, levar à perda auditiva caso ocorra acúmulo de secreção no ouvido, imobilização dos ossículos, ou rompimento do tímpano. Alguns tipos de Otite requerem mais atenção na hora do diagnóstico e do tratamento por serem mais propensas a causar esses sintomas mencionados, ainda mais se não tratados devidamente. Entenda o que é otite e como essa infecção no ouvido pode causar surdez ou perda auditiva.

Otite externa, Otite média aguda e Otite média crônica são alguns dos tipos de infecções mais comuns que podem levar à surdez ou perda auditiva. Antes de entender como essas infecções ocorrem e por que podem gerar quadros de surdez e perda auditiva, entenda o que é Otite.

O que é Otite?

Otite é a infeção do ouvido médio, externo ou do tímpano. Sua principal característica é a dor causada devido à inflamação e ao acúmulo de secreção, recorrentes nesse casos. Em geral, é um problema corriqueiro e de fácil tratamento, mas sempre que a dor se estende é importante tomar precauções para evitar maiores complicações, como a perda auditiva.

Quais são os tipos de Otite?

A otite é classificada de acordo com a parte do ouvido onde é desenvolvida e seu tempo de duração. Por isso, para compreender os tipos de otite, é preciso conhecer as estruturas do ouvido (são elas ouvido externo, médio e interno). Enquanto a maior parte das otites podem ser resolvidas em pouco tempo, existem outras, mais graves, que podem durar mais tempo, por isso podem se classificar em agudas ou crônicas. Assim os tipos de otite podem ser otite externa aguda, otite médica crônica, etc. 

Otite Externa

A inflamação do ouvido externo, ou otite externa, vai do canal do ouvido até a membrana do tímpano. Esse tipo de infecção normal é muito gerado pelo uso abusivo de cotonetes ou outros objetos para coçar o ouvido.  

Otite Média

Já a infecção do ouvido médio, ou otite média, se estende pela cavidade de ar localizada atrás do tímpano, que se comunica com o nariz pela tuba. Esse tipo de otite costuma ocorrer quando a secreção do nariz, muitas vezes gerada por resfriados e sinusites, sobe para o ouvido médio. 

Otite Interna

No caso de inflamação no ouvido interno, ou otite interna, a infecção ocorre onde estão localizados a cóclea e o labirinto, responsáveis pela audição e pelo equilíbrio. Problemas nessa região do ouvido são graves e podem causar queda na audição e tontura intensa. 

Otite aguda

A Otite Aguda geralmente ocorre quando o excesso de líquido e muco no ouvido não é drenado naturalmente, iniciando um processo de infecção, que pode se repetir muitas vezes. Trata-se em cerca de duas semanas e é facilmente diagnosticada. 

Otite crônica

Já a Otite Crônica ocorre quando a inflamação no ouvido dura mais de 4 semanas. Nessas ocasiões, é comum que a inflamação piore durante o tempo, havendo a necessidade de atendimento médico e tratamentos mais complexos. 

Sintomas e Tratamento da Otite

A principal forma de impedir que uma otite resulte em perda auditiva é realizar o tratamento devidamente. Por isso, identificar os sintomas e consultar um especialistas é essencial. 


Os sintomas de uma infecção no ouvido podem incluir:

  • Dor de ouvido ou dor de cabeça
  • Febre
  • Líquido espesso e amarelado ou sanguinolento saindo do ouvido
  • Perda de apetite
  • Vômito 
  • Zumbido ou sensação de pressão no ouvido.
  • Problemas de audição ou de equilíbrio

Ao identificar esses sintomas é importante obter diagnóstico e tratamento de imediato. Marque uma consulta médica se perceber que os sintomas duram mais de um dia, se a dor é acentuada ou se houver algum tipo de secreção saindo do ouvido.