O que pode causar surdez? Conheça os motivos que provocam a perda auditiva

Conheça os motivos que provocam a perda auditiva

Doenças como obesidade e pressão alta podem estar relacionadas a perda de audição

Ao longo da vida é normal o ser humano perder aos poucos a capacidade de ouvir. A piora costuma começar depois dos 30 anos e se agrava após os 80, no entanto, ainda que seja normal essa perda gradual da audição, quando ocorre na idade ativa (antes dos 30 anos) é recomendado estudar o que pode estar causando o problema.

Causas da surdez

Pesquisas já comprovaram a ligação de algumas doenças com essa perda precoce da audição, principalmente obesidade, diabetes, pressão alta e osteoporose. A obesidade seria uma causa da surdez por conta do baixo nível de adiponectina entre as pessoas acima do peso, que é uma substância com efeito anti-inflamatório poderosa que ajudaria a proteger os vasinhos do ouvido de agressões que causam a perda de audição. Já a pressão alta, diabetes e osteoporose têm uma ligação mais estreita com a idade avançada, e assim como a surdez, tendem a se acentuar com o envelhecimento. 


Outra causa comum, ainda que não relacionada a doenças, é a surdez causada pela exposição prolongada e exagerada a ruídos altos. Profissionais que executam tarefas barulhentas, como quem trabalha em canteiros de obras e músicos, são os principais afetados por esse desgaste ocorrido no ouvido devido ao barulho. 

Tipos de surdez

A perda auditiva pode, dependendo da causa, ser classificada em: perda auditiva condutiva ou sensorineural, perda auditiva repentina ou ainda perda repentina hereditária. A condutiva ocorre quando a capacidade de transmissão de som do ouvido interno e externo é reduzida ou perdida, enquanto a sensorineural resulta de danos causados por células nervosas em forma de cílios, localizadas na cóclea do ouvido interno. 


Quanto aos outros tipos de surdez, a repentina tem origem em traumas e lesões no ouvido que causam uma perda de audição instantânea e a hereditária acontece quando os filhos de pessoas surdas também carregam a característica. 


Clique aqui e leia sobre Surdos Oralizados