Aparelho de surdez: saiba o que é e quando usar

saiba o que é e quando usar aparelho de surdez

O aparelho de surdez é um pequeno dispositivo  colocado dentro do ouvido para ajudar a ampliar o volume dos sons, ajudando pessoas, de qualquer faixa etária, com perda auditiva a ouvirem melhor, permitindo, assim, que elas tenham uma vida normal.

Hoje, existem vários modelos disponíveis no mercado, mas, basicamente, um aparelho de surdez é composto por três partes: um microfone, responsável por receber o som e converter as ondas sonoras em sinais elétricos, um amplificador, que recebe esses sinais e os potencializa, e um receptor, que repassa esse som para o ouvido. 


Quando usar o aparelho de surdez

Aparelho de surdez: saiba o que é e quando usar



A perda de audição, na maioria das vezes, acontece de forma gradativa e, com o tempo, começa a prejudicar a rotina da pessoa, tornando-se um incômodo ou até mesmo impedindo a execução de tarefas diárias. Dessa forma, torna-se imprescindível procurar a ajuda de um especialista. 

Para um exato diagnóstico, é preciso consultar um otorrinolaringologista, que irá indicar o tratamento adequado através de diversos exames que avaliarão o grau  de surdez, que pode ser leve ou profunda. Caso haja  a necessidade de utilizar um aparelho de surdez, o paciente será encaminhado para um fonoaudiólogo que apontará o tipo mais adequado de aparelho, fará a adaptação e todo o acompanhamento. 


Causas prováveis para indicação de aparelho de surdez


Os aparelhos de surdez são indicados para casos de desgaste do sistema auditivo ou alguma alteração que impeça a chegada do som ao ouvido, como fatores genéticos, uso de medicamentos, excesso de ruídos (pelo uso de fones em volume muito alto ou exposição no trabalho), alterações na estrutura do canal auditivo, sequelas de otite crônica ou degeneração das células pelo envelhecimento, por exemplo. 


Se você tem alguma dúvida sobre aparelhos de surdez, fale conosco. Nós somos especialistas em encontrar a melhor solução para você ouvir melhor!