Viajar sem medo da deficiência auditiva

Viajar sem medo da deficiência auditiva

Não há quem não tenha vontade de viajar e conhecer o mundo! É muito difícil alguém dizer que não deseja conhecer países distantes e entrar em contato com novas culturas. E, é claro, isso também faz parte dos sonhos nos corações das pessoas com deficiência auditiva!

 Por mais que gere certa insegurança, viajar com aparelho auditivo não deve ser impedimento para ninguém realizar seu sonho. Ainda mais com o auxílio da tecnologia, como os aplicativos de celular, que ajudam muito no dia a dia no exterior, e a presença da internet em praticamente todos os cantos garantindo a comunicação em caso de aperto.

Antes da viagem

A barreira linguística existe inclusive para quem não fala outra língua além do português, certo? Então é bom saber falar fluentemente,pelo menos, o inglês. Com ele é possível “se virar” na maioria dos lugares, sendo surdo ou não. Esse é um bom ponto de partida para começar a planejar a sua viagem.

 Viajar sem medo da deficiência auditiva

Outro ponto indispensável antes da viagem é fazer o seguro de saúde internacional. Nem pense em embarcar para outro país sem ele! É possível fazê-lo através da agência de viagem ou pela internet. Também é uma boa dica pesquisar se no país para onde você está indo existe assistência técnica para o seu aparelho auditivo.

Embarcando

Ao embarcar, uma dica preciosa é: não despache os acessórios do seu aparelho auditivo. Leve tudo consigo na mala de mão! Muita coisa pode acontecer com a bagagem despachada, desde extravio até furto.

 

Para a manutenção do aparelho auditivo durante a viagem será preciso levar desumidificador e pilhas. Elas são uma boa alternativa aos carregadores e evitam muitos problemas com adaptadores e tomadas diferentes dependendo do país onde você estiver. Lembre-se de fazer a conta de quantas pilhas serão necessárias no tempo da viagem (e levar sempre pilhas a mais) e de não guardá-las todas na mesma mala, pois se perder ou extraviar, já era!


Nunca desista!

Se viajar para o exterior ainda é um sonho distante para você por qualquer motivo, não desista! Você já sabe que é plenamente possível desbravar o mundo mesmo com a ajuda do aparelho auditivo, e que tem muitos (muitos mesmo!) deficientes auditivos viajando por aí, deixe o medo de lado.

 

Com organização e preparo tudo é possível. Os “perrengues” que podem acontecer com um deficiente auditivo não são maiores do que poderiam acontecer com outra pessoa. Agora é só escolher o destino!