Perfuração do Tímpano: Sintomas e Tratamento

A perfuração do tímpano é um acontecimento muito mais comum do que você pode imaginar. Normalmente, pessoas que sofrem com esta causa notam o ocorrido somente após algumas semanas. Por isso é extremamente importante que você esteja atento aos sintomas! Além do mais, é uma das principais causas de inflamações no ouvido e, inclusive, de perda auditiva.

Entenda o que é a perfuração do tímpano e atente para quais fatores podem causá-la, investindo na sua prevenção. Em seguida, confira quais são os principais sintomas e quais são as alternativas de tratamento mais indicadas por médicos e especialistas da área. 

O que é Tímpano Perfurado? 

Perfuração Timpânica é o nome dado ao momento em que ocorre o rompimento da membrana do tímpano. Ter o tímpano perfurado pode ter sido consequência de algum tipo no infecção no ouvido médio ou lesões, dentre tantas outras causas. Se este é o seu caso, é indicado procurar imediatamente um especialista, afinal só um médico poderá orientar o paciente ao tratamento devido. 

Sintomas

Dependendo de como correu o rompimento da membrana do tímpano pode ser diferentes a reação do organismo, bem como a percepção do ocorrido. Por isso, esteja atento a qualquer sintoma que fuja da sua normalidade aditiva. 

Muitos pacientes em que se comprove o diagnóstico de perfuração do tímpano relatam, em sua maioria, sintomas como a presença de secreção amarela ou sangue no ouvido, diminuição considerável na audição, tontura ou vertigem, zumbido no ouvido, extrema coceira ou, em outros casos, uma intensa e repentina dor de ouvido. 

Nesse caso, se você se identificou com qualquer um dos sintomas, procure imediatamente um especialista. Quanto antes você tomar medidas para auxiliar na plena reabilitação do seu sistema auditivo, menor será a dificuldade de recuperação. 

Causas

Há inúmeras situações que podem causar o rompimento da membrana do tímpano. Uma das causas mais comuns que levam a casos de tímpano perfurado é a inserção de objetos pontiagudos no canal auditivo. Muitas pessoas acabam, inclusive, cometendo um acidente ao tentar limpar com hastes flexíveis, palitos ou grampos. 

Outra causa comum é a pressão forte contra a membrana que pode acontecer por motivos diversos. Alguns casos são gerados por jatos fortes de água ou ar, outros por um tapa ou beijo no ouvido e, até mesmo, em decorrência da alteração na pressão atmosférica (barotrauma). 

Infecções no ouvido interno ou ouvido médio, como a conhecida otite por exemplo, também podem ser possíveis causas para este tipo de situação. Essa causa está diretamente relacionado ao acúmulo de secreção no ouvido, gerando a perfuração do tímpano. 

O dano na membrana timpânica também pode ser feito por sons extremamente altos ou mesmo explosões. A este tipo de causa é dado o nome de trauma acústico. 

Tratamento

Assim como a perfuração do tímpano pode se manifestar por meio de vários sintomas e ser causada por situações distintas, o seu tratamento também pode ocorrer de diferente formas. Tudo vai depender da gravidade do problema, da sua saúde auditiva e, inclusive, se você utiliza algum tipo de aparelho auditivo, por exemplo. 

A boa notícia é que a membrana do tímpano se regenera com facilidade neste tipo de situação. Pequenos danos podem se regenerar em um período de algumas semanas.

Durante este processo, especialistas normalmente orientem os paciente a não frequentarem praia ou piscina, além de utilizarem tampões nos ouvidos na hora de tomar banho. Tudo a fim de não interromper a regeneração da membrana com entrada de água e evitar possíveis inflamações.

No caso do rompimento causado por infecções ou mesmo quando há sangramento e secreção, médico também indicam o uso de antibióticos ou outros procedimentos específicos.


Não coloque em risco sua saúde auditiva, consulte um especialista em caso de qualquer sintoma!


Chame no Whatsapp