O que fazem os fonoaudiólogos

O que fazem os fonoaudiólogos

A comunicação é essencial em todas as fases da vida. É através dela que desenvolvemos diversas aptidões necessárias  para nosso o convívio social e afetivo.

O grande problema é que diversas pessoas, por inúmeros motivos, tem a sua capacidade de comunicação comprometida e é para isso que serve a fonoaudiologia: para estudar, compreender e tratar os distúrbios da fonação e audição. 

O que fazem os fonoaudiólogos

Quando a maioria das pessoas pensa sobre os fonoaudiólogos, normalmente a primeira coisa que vem a mente é alguém que ajuda as pessoas que gaguejam. O que mesmo sendo verdade, está longe de ser a resposta exata, já que as habilidades desses profissionais são muito mais amplas e, de forma geral, assim como todos os profissionais da saúde, são desenvolvidas por longos anos de estudo e estão sempre se qualificando na sua área de atuação.

O que no caso dos fonoaudiólogos significa aperfeiçoar constantemente a sua  capacidade de trabalhar para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar transtornos de fala,  linguagem, comunicação social, comunicação cognitiva e deglutição em crianças e adultos.


Problemas em que os fonoaudiologistas podem ajudar


  • Distúrbios da fala, incluindo articulação, fonologia e distúrbios da fala motora.
  • Retardos e desvios na linguagem, como expressão e compreensão em contextos orais e não-verbais
  • Distúrbios de fluência , incluindo gagueira.
  • Distúrbios de voz e ressonância.
  • Distúrbios cognitivo-comunicativos, incluindo habilidades de comunicação social, raciocínio, resolução de problemas e funções executivas.
  • Habilidades de pré-alfabetização e alfabetização, incluindo consciência fonológica, decodificação, compreensão e escrita de leitura.
  • Transtornos da comunicação e da deglutição relacionados a outros problemas, como, por exemplo, deficiências auditivas, lesões cerebrais traumáticas, demência, transtornos de desenvolvimento, intelectuais ou genéticos, e deficiências neurológicas.


Como surgem os distúrbios e problemas tratados pelos fonoaudiologistas


  • Os transtornos de fala acontecem quando uma pessoa tem  problemas com sua voz ou ressonância e dificuldade em produzir sons de fala correta/fluentemente, como na gagueira, por exemplo.
  • Os distúrbios da linguagem ocorrem quando uma pessoa tem problemas na linguagem receptiva ou expressiva. Ou seja, quando ela tem dificuldades  para entender os outros ou compartilhar pensamentos, idéias e sentimentos, podendo ser falados ou escritos e envolver a forma, conteúdo e uso da linguagem de maneira funcional e socialmente adequada.
  • Os distúrbios da comunicação social acontecem quando uma pessoa tem problemas com o uso social da comunicação verbal e não verbal.  
  • Distúrbios de comunicação cognitiva, incluindo problemas para organizar pensamentos, prestar atenção, lembrar, planejar e  resolver problemas. 


Clique e leia sobre:

Zumbido no Ouvido

Como funciona a audição

Aparelhos Auditivos