Legendas: um recurso de acessibilidade essencial

Legendas um recurso de acessibilidade essencial

Você já pensou se, de repente, todos os programas  de TV fossem transmitidos em uma língua que você não domina e sem qualquer legenda? Você entenderia alguma coisa? E como você se sentiria? Perdido certamente. Privado de uma informação e excluído intelectualmente.

É por isso que os surdos passam quando não têm acesso às legendas nos meios de comunicação.


A acessibilidade nos meio de comunicação


Em um mundo globalizado onde a palavra de ordem é acessibilidade e a comunicação cada vez ganha mais contornos universais, pensamos muito em idiomas, mas raramente lembramos daqueles que não escutam. 

Provavelmente, por isso, ainda muita gente se pergunte e até se incomode ao chegar em restaurantes, salas de esperas ou qualquer outro lugar público em que nas TVs a programação está sendo exibida com aquelas letrinhas embaixo da tela, mostrando tudo o que está passando naquele momento. Ao contrário do que você pensa, isso não acontece somente porque o lugar é barulhento.

No Brasil é obrigatório que as emissoras e retransmissoras de televisão disponibilizam 100% da sua programação com legenda oculta, que permite aos deficientes auditivos terem acesso a descrição escrita ao ativar a função closed caption no aparelho. 

Legendas um recurso de acessibilidade essencial

Essas legendas podem ser feitas tanto por softwares automáticos, quanto por profissionais especializados. No entanto, mesmo sendo obrigatório que as legendas contenham 98% de acertos, é comum encontrar programas com descrições sem pé nem cabeça, dificultando a compreensão dos surdos mesmo com o recurso.

Desde o ano passado, a obrigatoriedade passou a vigorar também nos cinemas, que buscam formas de se adaptar a nova lei buscando soluções, como dispositivos colocados nas poltronas para o espectador ler as legendas e óculos eletrônicos que exibem nas lentes a imagem do intérprete ou o texto. 


Outras recursos que ajudam na acessibilidade para deficientes auditivos


As legendas não são um direito à toa e são essenciais para a inclusão social dos surdos, mas no dia a dia existem outros recursos simples que podem ajudar na acessibilidade dos deficientes auditivos. Veja alguns deles;


  1. Sinalização clara e intuitiva em lugares públicos, fazendo uso de pictogramas;
  2. Uso de folhetos impressos escritos com a programação e instruções necessárias em eventos;
  3. Disseminação e aprendizado de LIBRAS (Linguagem Brasileira de Sinais)
  4. Garantir a visão dos surdos ao orador em palestras e eventos, para que os surdos oralizados possam fazer a leitura labial e os não oralizados a leitura corporal, mesmo quando há a disponibilidade de legendas ou intérpretes;
  5. Uso de folhetos impressos escritos com a programação e instruções necessárias em eventos.