6 dicas para proteger a audição

6 dicas para proteger a audição

Os nossos sentidos são nossos guias e, para quem vive boa parte da vida sem nenhuma deficiência, fica difícil imaginar como seria viver sem algum deles, não é mesmo? O grande problema é que o nosso estilo de vida cada vez mais frenético favorece danos à saúde e perdas significativas, inclusive em um dos sentidos que mais impacta na nossa capacidade de sentir o mundo: a audição.

Confira agora algumas dicas valiosas para você proteger a sua audição e evitar ter que lidar com a surdez antes da hora.


1- Abaixe o volume

Quem adora uma festa  pode até não concordar, mas música alta não é legal, pelo contrário: quanto mais alta a música, mais provável que ela se torne distorcida. Na verdade, a música tem um som mais limpo e agradável em níveis mais baixos que não prejudicam os seus ouvidos. Então, se você quer ouvir música boa de verdade, abaixe o volume!

2- Reduza a exposição

Ruídos exageradamente altos são um verdadeiro veneno para os seus ouvidos. Nos shows ao vivo, como ouvir música alta é o objetivo esse tipo de mal á é esperado, mas o que você talvez não saiba é que a sua audição pode ser prejudicada com a mesma facilidade ao  cortar a grama ou até mesmo trabalhar com ferramentas elétricas, por exemplo.

Como você nem sempre pode evitar ruídos altos, o jeito é limitar a sua exposição a eles a no máximo 10 minutos, ou mantendo um par de protetores auriculares com você para tê-los a mão sempre que for preciso.

3 - Use a regra 60/60

Essa regra é  uma das principais recomendações dos especialistas para quem quer não vive sem um fone de ouvido: jamais ultrapassar o volume de 60% quando for ouvir música por mais de 60 minutos. 

4 - Esteja atento ao barulho no trabalho

Por lei, seu empregador é obrigado a proteger sua audiência no local de trabalho. Então, mesmo se você não estiver em um ambiente tradicionalmente barulhento, se você estiver exposto a um nível de barulho que considere preocupante, fale com o seu chefe o seu chefe para encontrar uma forma de reduzir o ruído ou peça protetores auriculares. 

6 dicas para proteger a audição

5- Tenha um estilo de vida saudável

Fazer pequenas escolhas saudáveis no seu dia a dia pode ajudar a proteger sua audição e diminuir o risco de surdez ao longo dos anos. Exercícios cardio, como correr ou andar de bicicleta, por exemplo, são ótimos para o fluxo sanguíneo dos ouvidos, o que significa que faz bem também para a sua audição.

Se os exercícios forem feitos em lugares calmos e silenciosos para quebrar a agitação cotidiana a que seus ouvidos costumam estar expostos, melhor ainda!

6 - Fique de olho nos seus ouvidos

Se você está tendo algum problema com sua audição ou sente algum incômodo nas orelhas, a melhor dica é procurar um especialista da Ouviclin!