Conheça 3 apps para facilitar a comunicação e o aprendizado de crianças com surdez

3 apps para facilitar a comunicação e o aprendizado de crianças com surdez

Imagine se ao invés da fala, como você conhece, de repente todo mundo começasse a falar somente por gestos totalmente incompreensíveis. Você entenderia alguma coisa?  Provavelmente não! Pois os surdos de todas as idades enfrentam essa mesma dificuldade todos os dias e , se para um adulto não compreender o mundo ao seu redor já é difícil, imagine para as crianças que recém estão dando os primeiros passos para a socialização e se veem totalmente dependentes de um sistema inclusivo que quebre os obstáculos dessa deficiência. 

A boa notícia é que hoje, graças a tecnologia e a acessibilidade dos dispositivos móveis, os processos de comunicação e aprendizado dessas crianças ganharam um importante aliado: os aplicativos para smartphones e tablets.

Conheça alguns já disponíveis para download que podem facilitar, e muito, a vida dos pequenos com surdez:


Hand Talk


Um dos mais conhecidos aplicativos brasileiros para inclusão de deficientes auditivos, o Hand Talk ganhou atenção mundial ao vencer o World Summit Award Mobile, uma competição promovida pela ONU que reconhece apps de relevância para a humanidade.

Bastante inovador e interativo, o app reconhece informações em texto, áudio e até imagens, traduzindo o seu conteúdo para a língua de sinais com a ajuda de um carismático chamado Hugo, facilmente visto como um amigo virtual pelas crianças.

Dessa forma, é possível inclusive tirar a foto de uma placa na rua e pedir ajuda para o Hugo, que prontamente vai mostrar o seu significado em Libras. 

Ele está disponível para aparelhos com sistemas operacionais Android, iOS e Blackberry. 



ProDeaf



Buscando tornar possível a comunicação entre crianças surdas e ouvintes, o ProDeaf traduz textos e voz na língua portuguesa para a Linguagem Brasileira de Sinais.

Através de um avatar, o app faz a leitura de palavras e pequenas frases, em texto ou pelo dispositivos de voz do celular, e traduz automaticamente para Libras, gerando interação entre surdos e não-surdos e ampliando o conhecimento dessa linguagem entre todos, o que ajuda não só no aprendizado das pessoas com deficiência, como também na sua inclusão social. 

Muito acessível que o WYZ, o ProDeaf pode ser baixado em dispositivos Android, iOS e Windows Phone 8.



ProDeaf



Pensado para ajudar na alfabetização de crianças surdas, o WYZ é um jogo educacional digital que ajuda na aprendizagem da língua portuguesa através de imagens e figuras, que, ligadas da forma correta, ensinam algumas palavras.

Apresentado em libras e português, o foco do jogo é aumentar o vocabulário dos pequenos, mas ele também conta com outras funções, como o ensino de novos sinais em Libras e a sua associação com palavras já conhecidas do português. Tudo dentro de um contexto, por meio de histórias e quebra-cabeças, para que as palavras nunca fiquem isoladas dentro do game e a compreensão seja melhor. 

Lançado em 2015 o app é gratuito e está disponível apenas para iPads.