Tampão e molde para natação: saiba como eles podem facilitar a sua vida

Tampão e molde para natação: saiba como eles podem facilitar a sua vida

Se você tem sono leve e acorda por qualquer barulho ou sofre com dores de ouvido frequentemente quando seus ouvidos entram em contato com a água no mar, na piscina ou até mesmo no banho, já deve ter pensado ou até mesmo tentado resolver o problema com tampões de ouvido. 

O problema é que nem sempre um protetor auricular descartável, desses normalmente encontrados em farmácias, se adapta perfeitamente ao canal auditivo e, além da ineficiência, ainda podem causar mais desconforto. 

Por isso, a melhor solução é fazer um tampão sob medida com um fonoaudiólogo, que tirará o molde individual de cada canal auditivo, com o tamanho e formato exato das suas orelhas, para que ele se encaixe a elas e às suas necessidades.

Por bloquear a entrada de água no conduto, um tampão sob medida é bastante útil em esportes aquáticos e no banho, protegendo também a audição contra ruídos.


Como é feito o tampão?

O molde é feito com uma massinha, que colocada dentro do ouvido e retirada quando está seca e mais rígida, o que acontece em cerca de cinco minutos. Esse molde é enviado à fábrica, que confecciona os tampões em silicone, da cor escolhida pelo paciente, sendo que algumas marcas  oferecem ainda uma versão que boia na água, para tornar mais fácil encontrá-los caso algum deles caia durante o uso.

A entrega também costuma ser rápida, levando em média uma semana para ficarem prontos e, como a orelha esquerda e direita possuem formatos diferente, é comum que os tampões sejam distintos.


Por que você precisa de tampão para nadar?

Os tampões para os ouvidos ajudam a prevenir a infecção causada pela entrada de água dentro do ouvido, mais conhecida como otite externa. A otite é uma doença se caracteriza pela inflamação da pele existente antes do tímpano, causada pelo acúmulo de água no canal do ouvido.

Se a água fica presa na orelha interna, tende a lavar a camada de cera protetora, tornando-a vulnerável ao ataque bacteriano. Efeito que pode ser agravado se a água for poluída ou tiver produtos químicos, como é o caso das piscinas. 


Tampões para ruídos

Tampões para ruídos

Os tampões de ouvido diminuem a intensidade sonora cerca de 30 dB, ajudando àqueles que não conseguem dormir com barulhos externos, como carros passando, música alta dos vizinhos ou até mesmo o ronco do parceiro. Mas eles não são usados somente para dormir, também são úteis para ajudar na concentração na hora dos estudos e proteger os ouvidos de quem trabalha com equipamentos ou locais barulhentos.


Quanto tempo duram os tampões?

Como a umidade danifica as peças com o tempo, a recomendação dos fonoaudiólogos é que os tampões sob medida seja trocados de dois em dois anos.

No entanto, para crianças e adolescentes em fase de crescimento, é indicado que novos moldes sejam feitos uma vez por ano. 


Ficou com um dúvida sobre tampão sob medida? Entre em contato com o centro auditivo Ouviclin e saiba como nosso profissionais podem ajudar você!