Mitos e Verdades sobre Aparelhos Auditivos

homem encaixando aparelho auditivo na orelha

Muitos pacientes chegam aos consultórios cheios de dúvidas e pré-conceitos em relação a aparelhos auditivos. A perda auditiva é um problema sério e deve ser investigado por profissionais especialistas. Por isso, para ter diagnóstico preciso, exames são recomendados. 

Veja, aqui, os mitos e verdades sobre o assunto e esclareça suas dúvidas.

Mitos e verdades

Muitas pessoas acham que não há tratamento para perda auditiva. Isso é uma inverdade. Alguns tipos de perdas auditivas são irreversíveis, sim. Porém, existem tratamentos que melhoram sensivelmente os sintomas. 

Nem sempre seu médico vai conseguir diagnosticar a perda auditiva, portanto, é importante que o paciente relate os sintomas e peça exames mais detalhados. O caminho mais seguro é procurar um especialista em audição. Os médicos otorrinolaringologistas e os fonoaudiólogos são os profissionais que poderão ajudá-lo a identificar a necessidade de utilizar aparelhos auditivos. Um dos principais exames para o diagnóstico é a audiometria, solicite.


Apesar de parecer estranho para muitas pessoas, os aparelhos auditivos são fáceis de serem usados. E, atualmente, eles evoluem a cada dia, com mais tecnologia e estudos na área. Existem muitos modelos, tamanhos e variadas potências de aparelhos auditivos. Ao usar, o paciente pode ficar tranquilo, pois a adaptação será acompanhada e orientada pelos profissionais indicados, durante todo o tempo de uso. 

Outro receio é em relação à aparência. Alguns usuários pensam que ao usá-lo poderão aparentar mais idade. No entanto, atualmente, os aparelhos são discretos se comparados aos modelos antigos e incluem versões que se encaixam perfeitamente no canal auditivo, ficando imperceptível.

Contudo, você pode pensar que os aparelhos não precisam ser usados. Por isso, é bom procurar profissionais especializados no tratamento da perda auditiva para se certificar e fazer uma boa escolha.

Mas se você ainda tem dúvidas em relação ao uso dos aparelhos auditivos, procure a Ouviclin. Solicite nosso atendimento domiciliar. Temos a solução para você!


Chame no Whatsapp