A importância da manutenção de aparelhos auditivos para o bem-estar do usuário

Manutenção de aparelhos auditivos

Saiba como funciona o conserto e a manutenção de aparelhos auditivos para garantir o funcionamento da peça

Uma das dúvidas que mais incomodam os usuários de aparelhos auditivos tem relação com a vida útil da peça. Muitos se questionam: afinal, quanto tempo dura um aparelho auditivo? 


A resposta para esta pergunta depende principalmente da forma como o próprio usuário utiliza o aparelho. Cuidados básicos com a higiene e o manuseio fazem com que o aparelho auditivo dure os 5 anos esperados em excelente estado. Entretanto, na maioria das vezes o usuário não dá a devida atenção à manutenção do aparelho, causando danos irreparáveis e a consequente inutilização do mesmo. 


São comuns erros como esquecer-se de tirar o aparelho auditivo para tomar banho, deixá-lo cair ou expô-lo ao calor do sol, por exemplo, que estragam as próteses. Por isso é tão importante estar atento aos cuidados com o aparelho auditivo


Veja dicas para cuidar do seu aparelho auditivo


A importância da manutenção de aparelhos auditivos para o bem-estar do usuário

Para evitar avarias no aparelho auditivo é necessário adotar alguns hábitos de limpeza e manutenção preciosos para aumentar a vida útil da prótese. No momento de fazer a higiene, jamais utilize solventes, álcool e outros produtos de limpeza, pois esse tipo de produto danifica bastante a peça.

O correto é limpar o aparelho auditivo apenas com um pano macio e seco. Também vale a atenção para estar sempre com as mãos limpas ao manusear o aparelho.

A importância da manutenção de aparelhos auditivos para o bem-estar do usuário


Muitos acidentes com aparelhos auditivos envolvem crianças e animais domésticos. Isso por que o aparelho emite um som não percebido pelos humanos, mas perceptível para cães e gatos, o que os atrai. Já as crianças são mesmo curiosas e podem acabar quebrando o aparelho sem querer.

Outra dica importante para proteger o seu aparelho auditivo é mantê-lo o mais longe possível de água. Retire sempre antes de tomar banho, nadar, expor-se a chuva, inclusive, evite deixar o aparelho no banheiro e usá-lo com cabelo molhado. A umidade é muito prejudicial ao aparelho! 


A Manutenção de Aparelhos Auditivos de todas as marcas é um dos serviços da Ouviclin. Saiba mais clicando aqui