tamanho de fonte:   - A   /   + A

Como Funciona a Audição?

Quer mais informações?

Pesquisadores afirmam que o primeiro sentido que desenvolvemos é a audição, pois dentro da barriga da mamãe o feto já é capaz de ouvir sons. A palavra audição vem do latim Auditione, e é um dos cinco sentidos. O órgão responsável pela audição é o ouvido, também conhecido como orelha. Ela nos permite perceber o som que está a nossa volta e também nos traz noção do posicionamento do nosso corpo.Podemos afirmar então que a audição auxilia nosso equilíbrio. Para melhor compreensão do ouvido, usa-se dividi-lo em três partes: Orelha externa, Orelha média e Orelha interna.

Como funciona a audição? Ouviclin Aparelhos Auditivos

Orelha Externa

A orelha externa, é a parte do nosso corpo que chamamos de orelha. Apesar de pequena ela é complexa e de suma importância para concentrar e captar os sons. Ela é formada pelo Pavilhão Auricular e o Canal Auditivo (Meato Acústico) que são responsáveis por concentrar e encaminhar o som até o tímpano. É o Pavilhão Auricular que nos permite diferenciar de onde vem o som, como de um caminhão ou de uma panela, e também a intensidade do som, ou seja, se está fraco ou forte, agudo ou grave. E é no Canal Auditivo que ocorre a formação de cera, com o intuito de mantê-lo úmido e limpo, para evitar a entrada de microrganismos e consequentemente infecções que possam prejudicar a audição. Vale ainda ressaltar, que cotonetes podem empurrar a cera contra o tímpano e assim prejudicar a audição.

Orelha média

A orelha média, também conhecida como caixa timpânica, inicia-se no tímpano. É nela que encontramos os menores osso do corpo humano, os ossículos Martelo, Bigorna e o Estribo, que são responsáveis por transferir as vibrações das ondas sonora da membrana timpânica para a orelha interna. Na orelha média, também está presente a Tuba Auditiva ou Trompa de Eustáquio, que promove a comunicação com a rinofaringe, canal onde acontece a regulação da pressão, como ocorre quando subimos ou descemos a serra.

Orelha interna

A orelha interna, também chamada de labirinto, tem um importante órgão responsável pela audição: a cóclea. Ela é um órgão semelhante a um caracol, cheio de líquido, células sensoriais ciliadas e o órgão de Corti, que é uma estrutura que permite a percepção dos sons. Aqui é gerado o impulso nervoso que é transmitido ao nervo auditivo e na sequência ao centro de audição no córtex cerebral.
Resumidamente, o funcionamento acontece da seguinte maneira: chegando a onda sonora ao aparelho auditivo o tímpano vai vibrar, e consequentemente também aos três ossículos Martelo, Bigorna e Estribo. Essas vibrações então serão transmitidas para a cóclea, onde por meio de impulsos nervosos serão transmitidos ao cérebro pelo nervo auditivo.